29.10.11

Petisco de fim de semana

Como todo o fim de semana merece um petisco, neste o vencedor foi a Esfiha! Há muito que queria fazer, mas precisava de tempo para as fazer. Hoje o calor expulsou-me da cama, então ocupei a manhã a fazer estas delicias. Esfiha, para quem não sabe, é um pastel (salgado) originário da Síria e do Líbano que já se espalhou um pouco por todo mundo, podendo ser encontradas em restaurantes Libaneses ou até mesmo Árabes. Eu comi a primeira vez aqui em São Paulo e adorei. Pesquisei e encontrei a receita, sempre sem saber se daria certo, fiz algumas adaptações e correu bem. Ficaram óptimas.

(15 porções)
Para a massa:
600gr de farinha de trigo
10gr de fermento biológico
1c/café de sal
1c/café de açúcar
1 ovo inteiro (+ 1 para pincelar)
130ml de leite
130ml de água
50ml de azeite

Misturar todos os ingredientes mas por último a farinha até formar uma bola que descola dos dedos. Deixar repousar até dobrar o tamanho.
Depois de repousada estender a massa até altura de 3mm (aprox), com um molde em circunferência corte a massa e deita o recheio no centro do circulo.

O recheio pode variar entre queijo, legumes, carne moída. O meu foi de chouriço e bacon. Fiz um refogado com cebola, pimento e salsa. Deitei o chouriço e o bacon para fritar e por fim dois tomates pelados. Deixei apurar até perder maior parte da água.

A dobragem das Esfiha é especial. Deixo uma imagem/esquema de como fazer que encontrei na internet.

Por fim, pincele com ovo, coloque numa forma e leve em forno quente (200º) até alourar.

O meu resultado:


Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page