28.1.12

Gnocchi

Para os amantes da culinária Italiana, como eu, é comum encontrarem um prato nos cardápios chamado Gnocchi. Apesar de muita gente não saber a origem deste prato, aqui no Brasil, para quem assistir ou já assistiu ao "The Godfather" é possível ver o Vincent (Andy Garcia) a preparar este prato, ai, não restam duvidas né? Pois bem, para quem está cansado dos típicos acompanhamentos de arroz, massa ou batata frita, aqui está uma bela solução, ainda que seja feito de fécula de batata. Eu fiz frito, mas o verdadeiro é cozido em molho de tomate, no entanto, quem é o bom chefe de cozinha que não dá asas a imaginação? Ora aqui fica a receita:

Ingredientes (4 porções):
5 gemas de ovo (mais um inteiro para empanar)
1 c/sopa de açúcar
150gr de fécula de batata
500ml de leite
250gr de manteiga
30gr de farinha de trigo
1 pitada de sal
60gr de queijo parmesão ralado

Preparação: Bata as gemas de ovo com o açúcar até formar uma mistura homogênea; Despeje a fecula de batata numa panela e deitar o leite aos poucos, misturando bem. Acrescentar a mistura da gemas, a manteiga e o sal. Levar a panela a fogo médio sem parar de mexer. Assim que levantar fervura, deixar cozer por 10min e juntar o queijo parmesão. Deitar a massa numa superfície limpa e lisa e com ajuda de uma espátula (ou faca) espalhe a massa. Deixar arrefecer por uns 30min, cortar a massa em quadrados pequenos e moldar em formato de bolinha. Passar por farinha de trigo, depois por ovo batido e por fim por pão ralado. Fritar em óleo bem quente até dourar.


A receita original é exactamente igual, mas em vez de passar por ovo e pão ralado e fritar, levam-se as bolinhas a cozer (mais uma vez) em molho de tomate (tomate e não polpa, cebola, salsa, manjericão e um toque de açúcar - e ai está o segredo do bom molho de tomate).


Da próxima vez faço o original mas para já, as fotos da receitinha de hoje:







Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page