30.1.12

Na onda dos "japas"

Nesta maré de comida japonesa, e já que dei a dica para comerem de pauzinhos sem que nada caia e arruíne a indumentária, deixo aqui a receita do tradicional sushi. Com a divulgação desta culinária pelo mundo inteiro, agora já é fácil encontrar os produtos em qualquer supermercado (Portugal: continente; Brasil: Bairro Liberdade). Então vamos lá!

Ingredientes:
Nihon mai (arroz japonês bem redondo e branco) (ver foto)
Folhas de algas Nori (aparentemente a melhor folha para o sushi)
Vinagre de arroz (vinagre incolor)
Açúcar
Esteira de bambú (ver foto)

Recheio:
Salmão fresco (sem espinhas e crú)
Abacate
Pepino
Camarão
Wasabi (pasta verde SUPER picante)
(Enfim, qualquer ingrediente que já tenham experimentado num restaurante e gostado)

Preparação: Em primeiro lugar é necessário cozinhar o arroz. Ele vai cozinhar como um arroz comum, mas sem qualquer tempero, no entanto, é necessário cozinha-lo bem para empapar. Deitar o arroz cozido num recipiente e deixar arrefecer um pouco. Para o tempero do arroz, vão ser necessárias 3 colheres de sopa de vinagre com uma de açúcar, mas de qualquer forma, e como cada um tem o seu paladar, convém provar e misturar mais açúcar ou vinagre até obter um agridoce.
Depois de todos os ingredientes a ser usados estarem fatiados, chega a hora da montagem do famoso "rolinho" de alga. Numa bancada coloque a esteira de bambo esticada, mas revestida com papel filme. Em cima da esteira coloque a folha de alga (12cm por 14cm) com a parte mais brilhante da alga para baixo. Molhar um pouco a folha de alga com água fria para humedecer. Coloque um pouco de arroz em cima da alga (como o arroz vai estar bem empapado, humedecer as mãos com água fria antes de espalhar o arroz mais facilmente). Agora, vão fazer uma linha em todo o comprimento com wasabi (mas pouco) e colocar por cima os ingredientes desejados para o recheio (ver vídeo). Agora é só enrolar, com a ajuda da esteira, e apertar bem em movimento circulares, para ficar redondo. Deixar umas horas assim e depois cortar com uma faca bem afiada, para não desfazer! Et, voilá...

Aparência do arroz
Esteira de bambú
Tutorial de COMO ENROLAR (nota: alface??? =S)


E aqui fica o meu resultado:

Acompanhei com molho de soja (óbvio) e Tempura (cuja receita fica para outro dia)!
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page