16.3.12

Dicas para gerenciar orçamento - Pt2

Continuando a lista anterior...

6ª Diminuir despesa de gasóleo
No item anterior expliquei como deve rentabilizar o seu gasóleo. Neste vou dar a dica de como poupar no gasóleo. Se mora longe do seu local de trabalho gerencie as suas viagens. Converse com os vizinhos e tente conseguir uma boleia com eles para dividirem a despesa ou converse com o seu patrão para ajustar um horário que lhe permita deslocar com mais facilidade. Se o seu filho mora longe da escola onde estuda e isso faz contabilizar mais uma viagem faça o mesmo para ele, procure boleias dos vizinhos ou amigos (que tenham filhos ou não). Em último recurso procure uma escola mais perto de casa, evitando viagens desnecessárias, para que ele possa ir a pé ou de bicicleta no percurso casa-escola, escola-casa.

7ª Diminuir despesa de internet
Se para si a internet é imprescindível, por questões profissionais, procure os melhores planos. Esgote todas as possibilidades ou opte por pacotes mais básicos e que sejam mais baratos. Existem muitas operadoras de tv+net+telefone algumas mais baratas do que outras. Diminua o seu pacote de canais e a sua velocidade de internet. Com certeza conseguirá recuperar algum dinheiro.

8ª Diminuir despesa de água
Faça um ultimato aí em casa. Reserve apenas um dia de quinze em quinze dias para lavar roupa. A roupa não precisa ser lavada a cada utilização. As calças podem ser guardadas no armário para usar pelo menos mais 3/4 vezes (se não acontecer nenhum acidente), o mesmo para casacos e camisolas. Garanto que se o seu filho usar aquela camisola que adora, mas se souber que depois de usá-la e colocar para lavar só a poderá usar outra vez passados quinze dias, vai dobrá-la e colocá-la de novo no armário, já para não falar no cuidado que terá durante o dia de uso para não sujá-la. Isto chama-se chantagem psicológica e funciona, funciona muito bem. Menos roupa para lavar, menos lavagens na máquina, menos desperdício de água, é fácil. A reutilização da água da lavagem da roupa também ajuda muito na hora que a conta de água chega a casa. Pode usá-la para lavar terraço, lavar o carro, ou até mesmo lavar o chão de casa. Coloque garrafas de água de litro cheias na caixa do seu autoclismo, evite a utilização das máquinas de lavar louça. Lave a louça à mão sempre ensaboando toda a louça primeiro, e só depois passar por água; o abre e fecha da torneira vai aumentar o desperdício. Troque banho longos por duches rápidos e se possível desligue a água enquanto passa o champó o o sabonete, tal como faz com a louça: passe por água, champó e sabonete, e água de novo. Água corrente é bom, mas é um desperdício. Use sempre o copo de água para lavar os dentes e nunca com água corrente.

9ª Diminuir despesa de luz
Talvez seja mesmo a conta mais alta para pagar, certo? Mas tal como todas as outras é possível diminuí-la. Regule o seu frigorifico para menor ou maior energia consoante a temperatura ambiente. Maioria das pessoas não o faz e usa sempre a mesma potência no inverno e no verão e essa necessidade não existe. No Inverno pode usar potência mais baixa já que a diferença de temperatura no exterior e interior do frigorifico é baixa. Evite abrir a porta do frigorifico a toda a hora. Se a familia for pequena (como maioria das famílias portuguesas) e o seu frigorifico for combinado pode colocar a sua arca frigorífica na garagem. Rentabilize o seu espaço na cozinha e no congelador. Vai ser menos um electrodoméstico a gastar. Mantenha as suas cortinas abertas até o último raio de sol. Vai evitar acender a luz e está claro, aumentar a despesa da luz. Evite muitas televisões ligadas ou computadores. Ligue o computador para fazer algo especifico e depois desligue; sempre que puder use a bateria. Se usa o computador para falar na internet com familiares marque horas e dias com eles. Fora isso evite ligá-lo a não ser que precise. Agende também todos os seus trabalho no computador, não crie o hábito de ligá-lo quando acorda e desligá-lo só quando vai para a cama. É um desperdício imenso e aposto que metade do tempo nem está a utilizá-lo.

10ª Diminuir despesa de telemóvel
Felizmente as comunicações em Portugal ainda não estão assim tão caras e existem tarifários vantajosos. Ainda assim, evite a velha máxima "depois ligo-te para combinarmos". Em vez disso faça já uma combinação prévia, do tipo: "Combinamos as 5 lá! Se eu me atrasar mando-te um toque, mas o atraso não será mais do que meia hora. Quem chegar primeiro espera!" já evitou uma chamada. Sempre que poder utilize a caixa de emails ou o Facebook (o lado bom das redes socias) e assim evita uma mensagem para o telemóvel.


Se ainda depois disto a sua receita não for suficiente para as despesas, vai ter mesmo de cortar nos extras. Cabeleireiras, vícios, café, comer fora de casa, etc...
Arranje alguma actividade que lhe possa render algum dinheiro extra, passar roupa ou cozinhar para fora, tornar algum passatempo seu rentável (croché, renda, arranjos florais, etc...), escreva um livro, não é tão difícil assim de publicar. Procure um part-time numa loja ou supermercado. Existem muitos filhos a procura de alguém de confiança para cuidar dos pais sem ser a tempo inteiro (só mesmo para passar ao final do dia, cozinhar e ver se está tudo bem), além de ser uma actividade humanitária pode conseguir algum dinheiro extra. No caso da sua casa assim o permitir, alugue um quarto a estudantes de fora a um preço que possa competir com a concorrência. Muitos estudantes estrangeiros também procuram por ambientes familiares então coloque um anuncio na internet e com certeza choverão propostas e interessados.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page