17.4.12

Tarte de Maça

Este foi o lanche deste fim de semana! Já tinha feito a tarte uma vez, mas a receita não ficou exactamente como eu pretendia e por isso ainda não tinha publicado. Este fim semana tomei coragem e voltei a fazer; um ingrediente a mais ali e um a menos acolá e o resultado foi uma tarte maravilhosa, tanto que fiz no sábado e só chegou até ao pequeno almoço de domingo. Aqui fica a receita:

Ingredientes para a massa:
1 ovo
150gr de farinha
50gr de margarina
50gr de açúcar

Preparação: Numa tigela misturar o açúcar coma  farinha. Juntar a margarina amolecida (eu derreti) e por fim o ovo. Misturar bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea e reservar.
(Nota: A primeira vez que eu fiz esta massa, achei que ela precisava de mais farinha até porque se colava aos dedos e era impossível de esticar com o rolo da massa, como é feito habitualmente, então acrescentei mais farinha e a massa ficou muito, MUITO DURA. Desta vez fiz exactamente com estas medidas e resolvi moldar a massa à forma com os dedos (em vez do rolo da massa). Polvilhei a massa com farinha e estiquei, sempre polvilhando para evitar que ela se fosse colando aos dedos. O resultado foi bem melhor e a massa ficou no ponto: crocante mas sem partir os dentes =D ).

Ingredientes para o creme:
50gr de açúcar
2.5dl de leite
30gr de farinha
1 casca de limão
1 pau de canela
1 ovo e 2 gemas

Preparação: Num tacho leve o leite com a casca de limão e a canela a ferver. Num recipiente misture o açúcar, a farinha, o ovo e as gemas até obter uma massa homógenea. Assim que o leite levantar fervura, misture em fio ao preparado anterior, sempre em quantidades pequenas e com cuidado para não ficar com grumos. Leve o preparado final ao lume até obter um creme espesso.

Ingredientes para a montagem:
2 maças fatiadas (com ou sem casca)
Geleia

Preparação: Na forma de tarte, polvilhada com farinha, estenda a massa com os dedos até cobrir o fundo e passar as bordas (2cm). Disponha alguma maça no fundo e deite o creme morno por cima sem que este ultrapasse as bordas (0.5cm a baixo) (digo isto porque a minha forma é pequena então sobrou algum creme). 
Por cima enfeite com as restantes maças fatiadas até cobrir toda a superfície do creme.
Leve ao forno quente (180ºC) até dourar e a massa estiver cozida (aproximadamente 40 minutos). Pincele com geleia e bom apetite.

O meu resultado:



Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page