16.5.12

Xenofobia de Patricinha Paulistana

Algum tempo que não vinha aqui publicar uma das minhas reflexões, muito por falta de tempo (até para assimilar e refletir sobre o que vou lendo e vendo) porque a minha vida tem sido uma verdadeira correria. A verdade é que hoje vi uma publicação de uma amiga no Facebook que me deixou chocada!
Para entender o que se passou, vamos viajar até 31 de Outubro de 2010, dia em que a presidente Dilma soube que seria a próxima presidente do Brasil (com mandato a entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 2011). Pois é, nesse mesmo dia, uma estudante de direito no Complexo Educacional FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) escreveu umas severas palavras no seu Facebook, Twitter, Orkut (aparentemente em todas as grandes redes sociais da actualidade) contra o povo nordestino (Bahia, entre outros) que gerou uma onda de polêmicas  - "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP (São Paulo): mate um nordestino afogado.".


Quando ela se apercebeu das suas cruéis palavras (ou porque o bom senso falou mais alto, ou porque alguém avisou) Mayara resolve publicar um pedido de desculpas oficiais no Orkut ainda melhor do que a "bomba" original:


Depois destas palavras alguém fez um "print screen" da publicação e fez queixa à polícia! Depois disto, as palavras proferidas assumiram tal repercussão que a miúda abandonou a faculdade, trabalho, mudou de cidade, cancelou todas as suas contas de redes sociais e permanece "quase" no anonimato desde então.
Eis que hoje ouvimos falar dela outra vez: Mayara Petruso foi condenada a uma pena de 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo. A pena contra ela foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa (não consegui apurar o valor).

É triste episódios como estes acontecerem em pleno sec. XXI e pior, num país de tantas etnias e culturas diferentes. Ah, relembro, se São Paulo é para os Paulistanos (como ele proferiu a determinada altura do seu discurso deplorável) o que é que ela, Italiana (ou filha de italianos) faz em São Paulo?

Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page