17.8.12

Bacalhau com natas

Como eu tenho dito ao longo da rubrica dos menus saudáveis, o facto de comer bem durante maior parte dos dias do ano, de vez em quando vou perdendo a cabeça... e hoje foi um desses dias!
Algum tempo que já não postava nada no separador "My Food", não porque não tenho cozinhado (=D) mas porque quando me lembro o prato já está vazio (=S). Mas enfim hoje lembrei-me a tempo e depois da primeira garfada (claro) corri para buscar a máquina fotográfica e deixar-vos a receita do jantar de hoje (que por sinal não fazia a mais de um ano) - Bacalhau com Natas.


Quem consegue resistir a este prato? Pois é.. Eu também não. Deixo aqui a receita para vocês reproduzirem; o prato não é difícil de preparar mas dá algum trabalho. Então aqui vai (para 4 pessoas):

Ingredientes:
- 8 batatas cortadas aos cubos pequenos
- Óleo q.b. (para fritar as batatas)
- 2 cebolas pequenas ou 1 grande
- 1 cenoura média ralada
- Pimento verde picado (a gosto)
- 2 postas de bacalhau (eu aproveitei os rabos) cozido e "desfiado"
- 300ml de molho bechamel (margarina, farinha e leite)
- Azeite
- Sal (a gosto)
- Pimenta (a gosto)
- Manjericão (4 folhas picadas)
- Alecrim (a gosto)
- Nós moscada (a gosto)
- Pão ralado (para polvilhar)

Preparação:
Num tacho grande deite a cebola cortada as meias luas, azeite (abundante), o pimento e a cenoura. Deixe refogar. Assim que a cebola ficar transparente, junte o bacalhau e tempere com sal, pimenta, manjericão, alecrim e noz moscada; desligue o fogo. Enquanto isso vá fritando as batatas e juntando, conforme vão ficando prontas, ao preparado do bacalhau. Vá provando o tempero e juntando sal se for preciso. Enquanto as batatas fritam, vá preparando o molho bechamel (pode usar o molho pronto mas eu prefiro fazer). Para preparar o molho, deite duas colheres de margarina num tachinho e leve ao lume até derreter totalmente; retire do lume e junte duas colheres de sopa cheias de farinha e mexa (irá obter uma pasta amarelada). Acrescente o leite em fio, sempre sem parar de mexer, até obter um creme homogêneo e leve novamente ao lume brando sem nunca parar de mexer, caso contrário o molho ganhará grumos. O molho está no ponto ideal quando a consistência estiver semelhante a do mel.

Montagem:
Numa travessa, ou forma, deite metade do preparado do bacalhau, regue com metade do molho, a outra metade do bacalhau e finalize com o resto do molho (camadas alternadas). Polvilhe com pão ralado e leve a forno médio/alto (200ºC) até dourar. Sirva acompanhado com uma salada fresca.


Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page