1.8.12

Entre secadores e cabelos

Oi meninas... Este é para vocês...=D Não é segredo para ninguém, que vai seguindo aqui o blog, que eu padeço de um grande mal: frizz no cabelo! Em Portugal já tinha encontrado "a marca" de champó ideal para mim (gama gliss - liso intenso da schwarzkopf), mas infelizmente aqui no Brasil não é fácil encontra-la (só importando) e o  preço é absurdo de caro: máscara + champó por volta dos 300Reais (mais vale rapar o cabelo né?). Aqui no Brasil (São Paulo) ainda não consegui achar a "dita cuja" marca que faz milagres e na verdade parece que quanto mais experimento mais me desiludo e desacredito da possível existência dele. Mas hoje dei-me conta que andava preocupada demais com os produtos e deixar de parte a importância do secador. Embora muita gente acredite que o secador é prejudicial à saúde dos fios, é importante deixar claro que quando usado da forma certa pode realmente ajudar o cabelo e transformar-se no seu braço direito. Resolvi comprar um secador para ajudar o meu tratamento diário do cabelo (até aí vocês pensam "e eu com isso?") mas quando fui pesquisar sobre o assunto deparei-me com um monte de ofertas diferentes, super tecnologias que nem fazia ideia da existência: infravermelhos, cerâmica (que só conhecia das chapas de alisamento), turmalina, íons positivos e negativos... enfim.. toda uma parafernália de opções que me confundiram.


Para me ajudar na escolha resolvi fazer este post, que acredito que ajudará a muitas pessoas que sofram do mesmo problema que eu. Então aqui vai:

Infravermelhos:
- Para quem pretende fios lisos e bem modelados está é a  opção mais acertada. Para quem tem cabelos oleosos esta também seria uma boa compra, e quando aliada à escova peeling (esfoliação do couro cabeludo, tratamento de caspa e tratamento de queda) seria um super tratamento de salão;

Cerâmica:
- Ideal para quem usa todos os dias; dentre todos é aquele que permite uma secagem rápida (ideal para que tem pressa) e protege mais os fios por libertação de óxidos, silicatos e nitratos metálicos;

Turmalina:
- Liberam íons negativos que ao contactar com as cargas positivos dos fios acionam o fechamento das cutículas e consequentemente elimina o frizz e eletricidade estática; a secagem é rápida e os fios ficam mais brilhantes e sedosos; ESTA SERÁ A MINHA ESCOLHA!



Íons Positivos:
- Estes secadores possuem as propriedades contrárias aos dos secadores de turmalina. Os excesso de cargas positivas fazem as cutículas dos fios abrirem; é ideal para quem faz cauterização e escovas progressivas já que auxiliam na penetração do produto em profundidade. A secagem também é rápida. Este secador é mais usado nas cabeleireiras entre os processos químicos (cauterização e progressiva), mas não é indicado para a secagem do dia a dia: cabelo saudável é cabelo com cutícula fechada;

1) cabelo sem frizz (cutícula fechada); 2) cabelo com frizz (cutícula aberta)

Importante ter em conta que a utilização correta do secador é imprescindível para que a sua utilização não prejudica a saúde capilar. Assim, aqui ficam 3 dicas essenciais:

- A secagem deve ser feita com, no mínimo,  uma distância de 10cm do cabelo. Respeitar esta distância é muito importante, quer para evitar queimar os fios, quer para manter o especto brilhante do cabelo (cabelo queimado traduz-se em cabelo fosco);
- Iniciar a secagem a uma temperatura mais baixa (retirar o excesso) de húmidade (água) dos fios;
- Finalize o penteado com um jacto de ar frio (atenção que nem todos os secadores têm esta opção) para o penteado ficar mais natural, brilhante e leve.


E que tal, gostaram das dicas? Sabiam estes truques?
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page