22.8.12

Gelatina: o alimento nº1

Durante todos os menus da rubrica "Vida Saudável" é fácil notar a insistência na gelatina (pelo menos em 3 menus)... No que toca a dieta, quer para emagrecer ou não, a gelatina é conhecido por ser o alimento prioritário na lista de compras: saborosa, baixa em calórias, rápida e fácil de fazer - foram estas as grandes virtudes que levaram as mulheres a adoptar esta sobremesa na hora que a vontade por um docinho aperta. A verdade é que a gelatina não se resume só a isto... Talvez este post não traga muita novidade, pelo menos para quem anda mais atenta a estas "coisas" das dietas, mas até para quem já sabe é sempre bom relembrar (=D).


A composição da gelatina reduz-se, praticamente, a aminoácidos (proteínas) que ajudam na síntese e renovação de colágeno. De todos os aminoácidos indispensáveis ao organismo, dez deles são adquiridos através da alimentação, e só a gelatina possuí 9 deles (faltando apenas o triptofano, o neurotransmissor que nos deixa feliz).

Mas depois de toda esta conversa bioquímica (bem básica =D) vamos lá aos benefícios da gelatina:

- Redução dos níveis de colesterol no sangue;

- Redução dos níveis de triglicérides;

- Controle da glicemia;

- Fortalece os ossos (riqueza em proteínas) prevenindo o organismo de doenças como osteoporose;

- Promove maior resistência física aos desportistas;

- Manutenção da juventude (unhas, cabelo, pele) devido a renovação de colágeno que a mesma estimula;

- Excelente agente cicatrizante (ideal para recuperação de procedimentos cirúrgicos);

Atenção que todos estes benefícios são validos quando a gelatina é consumida regularmente. Uma dose de gelatina por dia (125ml) é o ideal para garantir as proteínas necessárias ao organismo e garantir a renovação do seu colágeno. E é isto meninas... Vamos lá acabar com esse stock nas estantes dos supermercados? =D Já conheciam todos estes benefícios? 

Comentem e deixem dicas para os próximos posts!

XO *nazaré*
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page