27.10.12

Super Valorização da Marcas

Apesar da ideia inicial do meu blog ser geral, com o tempo (que já lá vai mais de um ano) fui moldando o blog ao público. Fui vendo as mensagens que tinham mais leituras e este blog acabou por enveredar mais (mas não exclusivamente) para o lado fashion, que apesar de não ser a minha grande paixão, é uma delas.. uma das muitas. O facto de postar mais sobre este assunto, obrigou-me a seguir muitos "fashion blogs", revistas, estar sempre atenta as coleções e assim manter-me sempre atualizada relativamente às postagens (e tenho conseguido=D). Para quem segue o meu blog, ou vai entrando com regularidade por aqui, sabe que tenho sempre a atenção em criar looks recorrendo a lojas mais baratas e consonantes com o meu poder de compra (e acho que com o da maioria), e talvez por isso mesmo me têm incomodado visitar alguns "fashion blogs" e a supervalorização que os mesmos dão às grandes grifes.




Quem de nós, meninas mais ficionadas neste mundo da moda, não sonha em ter uma bolsa Louis Vuitton, uma peça Chanel ou uns sapatos Christian Louboutin? Pois é, mas valerão essas peças o valor que nos é pedido na hora de pagar no caixa? Será que não é possível comprar bolsas, sapatos e roupa de qualidade semelhante e com um preço 10x's menor? Este mundo, que não considero fútil, mas em certo ponto desnecessário, têm-me afetado bastante e por isso mesmo resolvi deixar aqui esta reflexão.
Acho absurdo a forma com este mundo blogueiro, e até a mídia, valoriza estas marcas ao ponto de fazer "todas nós" nos endividarmos para comprar uma Louis Vuitton, só porque a blogueira que eu sigo tem uma, e eu também quero.
Aqui em São Paulo existe um shopping (informação para quem desconhece) - Shopping Iguatemi- e à uns dois meses atrás resolvi ir lá (domingo a tarde sem muito que fazer)... Este shopping reúne todas as grandes grifes internacionais num só espaço, MAC, Chanel, Louboutin, Louis Vuitton, Armani, Hugo Boss, Tiffany's.. enfim, todas as grifes que vocês possam imaginar está la dentro, dentro de 4 sufocantes paredes que transpiram a futilidade, consumismo e dinheiro.. muito dinheiro. Só para terem uma ideia, durante o pouco tempo que tive lá (1h, se tanto) passei por umas 20 sacolas da LV (Vuitton)... Absurdo ah? Chegou uma altura que senti até falta de ar... Acho que, neste momento, aquele mundo não é para mim e não consigo ficar fascinada por lugares como aquele.
Eu sei que a conta bancária pesa muito na hora de frequentar as grandes lojas, mas eu duvido que algum dia eu faça parte desse loucura consumista (mesmo milagrosamente me tornando rica =D).
Existe um blog espanhol, da Alessandra, chamado Lovely Pepa que eu sigo diariamente. Já vi o blog dela de "cabo a rabo" e a evolução da miúda é impressionante. O que começou com looks diários de marcas baratas, como Zara, Mango, etc... transformou-se agora em algo bem menos acessível ao bolso comum. O blog dela tomou proporções tão grandes que ele consegue ganhar a vida apenas postando looks diários... Parece absurdo ah? É cara da nova coleção da Swarosvsky, é convidada para todos os Fashions Weeks ao redor do mundo e até já conseguiu a sua própria linha de sapatos e roupa... Essas transformação levou-a um nível superior e os seus looks, de agora, são acompanhados por Marc Jacobs e afins. Ainda assim, ele recorre bastante a marcas mais baratas (Blanco, por exemplo) que dá para inspirar bastante... Aconselho a darem uma olhadela...=D
Quero deixar claro que eu gosto destas marcas, talvez porque sofro constantemente essa pressão nas minhas leituras diárias, mas acho que é imoral tornarmos nosso objectivo juntar dinheiro para comprar uma grife em vez de ir viajar ou gastar o mesmo valor em convívios com amigos ou algo semelhante, porque no final de tudo, são essas recordações que ficam, e não aquelas bolsas ou sapatos que demoramos 1 ano para pagar =D.
É possível "Vestir Bem e Barato", é possível ser fashion com marcas mais baratas e merece o mérito quem consegue faze-lo, certo?

E vocês? Acham que estas marcas são super-valorizadas?
Comentem e deixem o vosso testemunho...
XO

Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page