24.11.12

Queda de Cabelo: Mitos, verdades e tratamentos

Que mulher não se preocupa quando, no fim de tomar banho, olha para o ralo do chuveiro e vê um bola de pelo monstruosa prontinha para atacar a nossa beleza? Pois é... A maldita queda de cabelo!
Algum tempo atrás eu não sofria de queda de cabelo (eram apenas uns 10 fios que caiam na hora do banho, mas ultimamente a minha queda de cabelo anda ao rubro e já estava quase a ligar para a minha dermatologista e tomar suplementos.
No entanto, fui a cabeleireira nesta quarta que passou e em conversa com ela tirei um monte de dúvida e desmistifiquei um monte de ideias doidas que circulam por aí acerca deste assunto =D

Anotei tudo na minha cabeça e hoje resolvi tirar um tempinho para fazer um post sobre isso - Mitos, verdades e tratamentos da queda de cabelo - O pesadelo das mulheres! Vamos lá?



Sendo a beleza um enorme cartão de visita na sociedade de hoje (e sempre) o cabelo (assim como as unhas) é o número um! Um cabelo bonito, vistoso, brilhante e bem tratado, além de transparecer saúde transparece cuidado com imagem. E a verdade é que não precisamos de horas e imensos produtos para ter um cabelo de sonho, basta ter em atenção alguns pequenos detalhes.

Os causadores:

- É preciso ter noção de que além da hereditariedade (e quanto a isso à pouco a fazer) o stress e a ansiedade é um dos principais causadores da queda de cabelo. Se vocês padecerem deste mal (como eu) façam exercícios de relaxamento, yoga, bebam chá de camomila, façam actividades que vos deem prazer e vos ajude a manter equilíbrio mental. Isto vale não só para queda de cabelo, mas também para a vossa saúde mental (o cabelo é um bonús) =D

- A alimentação lidera o top, quando o assunto é saúde dos fios. Os fios de cabelo são constituídos por água e proteínas, vitaminas e minerais. Assim, para manter os fios saudáveis é necessário uma alimentação rica nestes componentes. Frutas, verduras e alimentos ricos em proteínas são essenciais. Para a vossa saúde corporal e capilar!

E o meu problema?

Para quem me conhece, sabe que a minha alimentação é super rica em frutas e legumes e proteínas (ovo, frango e queijo) (NÃO VIVO SEM). Mas porque é que o meu cabelo está a cair tanto? Inicialmente pensei logo no stress, ando com muito trabalho e parece que quanto mais faço, mas tarefas surgem para aniquilar, e isso têm-me deixado bastante tensa (se não fosse o blog para me distrair. não sei não =D). No entanto, a queda era tanta que eu ache que algo mais poderia estar acontecer e não podia ser só do stress. Quando falei com a minha cabeleireira  ela disse logo: "não te preocupes... O teu cabelo está a crescer horrores e isso só demonstra saúde nos fios (cortei o cabelo 2 dedos abaixo dos ombros a cerca de um mês e já está a 4 dedos :S), também está brilhante... Não te preocupes...". Enquanto ela fazia a escova, descobrimos uma infinidade de fios mais pequenos, fios novos a crescer. Ela disse logo "olha o motivo da tua queda. Tens imensos fios novos a crescer... O teu cabelo está a passar por um ciclo de renovação. Em breve todos são substituídos e a queda vai diminuir! Podes descansar...". Eu larguei logo aquele sorriso de alivio e começei as perguntas (:D):

Mitos e Verdades:

- Quantos fios podem cair para ser considerada queda normal?
Rspta: "Nos perdemos por dia cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia. É um especie de proporção em relação à quantidade de cabelo que temos. É difícil de dar um número preciso, até porque cabelos finos demais ou grossos demais dificultam uma possível contagem!";

- Lavar o cabelo todos os dias causa queda?
Rspta: "Não. Isso é mito! Um boa higienização do cabelo e do couro cabeludo vai afastar a seborreia (caspa). Cabelos sujos obstruem os poros e dificulta o crescimento, ajudando a à queda! O facto do cabelo cair durante o banho não é porque o banho está a provocar a queda, ele está a apenas a retirar os fios que já estavam soltos antes!";

- Oleosidade intensifica a queda? (Tem muita gente que fala que hidrata)!
Rspta: Verdade. A oleosidade impede o crescimento saudável do cabelo e causa descamação do couro cabeludo. Essa descamação vai induzir a queda porque vai desproteger e expor a raiz do fio. A oleosidade só é benéfica no comprimentos dos fios, não no couro.";

- Tintas e descoloração causam a queda?
Rspta: "Não. Mais um mito. As tinturas danificam o cabelo (a amônia é venenosa). Contudo, elas apenas vão causar distúrbios ao fio e não a raiz (até porque a tinta não penetra no couro cabeludo). Ainda assim, optem por tonalizantes ao invés das tintas para garantir o minimo estrago no comprimentos dos fios.";

- Secador, chapa e babyliss causam queda?
Rspta: "Não. O uso correto do secador (30cm dos fios e ar mais frio) não prejudica. Contudo, a chapinha e o babyliss são bem mais prejudiciais porque obrigam ao contacto directo do calor com o fio. Usem um bom protetor térmico (sem medo de investir $) e usem apenas em ocasiões mais especiais.";

- Alisamentos causam a queda?
Rspta: "Falso. O alisamento age apenas no comprimentos dos fios e não na raíz (se aplicado por profissional de confiança, claro. Se respeitarem os intervalos para fazer esse alisamento não terão qualquer problema. Claro que o alisamento enfraquece o corpo do fio e pode potenciar a quebra (e não queda) mas nada que um shampoo adequado e hidratações devidas não resolvam.

- É verdade que devo pentear o cabelo com frequência?
Rspsta: "Sim. Cabelo cem vezes escovado, cabelo cem vezes mais saudável! Durante o dia o nosso cabelo fica exposto aos vento, atrito nos bancos de metro ou autocarro/ônibus o até no sofá de casa, e esse factores vai embaraçar os fios e resseca-los. A escova ajuda a desembaraçar, dar maciez e brilho, além de retirar a oleosidade da raiz e traze-la para o comprimentos dos fios (que irá protege-los). Quem tem o cabelo quebradiço deve evitar pentear para não quebrar mais (mas é essencial a recuperação desses fios, hein?)";

- Cortar as pontas dos fios ajudam no crescimento?
Rspta: "Não. Isso é um grande mito! O cabelo cresce pela raiz bulbo e não pelas pontas, como muita gente insiste em dizer. Cortar as pontas só ajuda no aspecto saudável. E só!"

E estas foram as perguntinhas que me ajudaram (ão) a respeitar melhor os meus fios.
Apesar de eu adorar experimentar produtos para cabelo, não são muitos os cuidados nem o tempo que eu lhe dedico. Existem apenas umas regras básicas que eu sigo e que têm funcionado, porque o meu cabelo está a crescer como nunca. Querem saber quais?


Minha rotina:

- Como gelatina todos os dias! É o meu pequeno almoço (café da manhã) e o meu lanchinho (da manhã ou tarde) e bebo muita, MUITA água (é a única forma de manter a hidratação da pele e evitar a oleosidade no couro cabeludo);


- Uso sempre protetor térmico quando seco com o secador, uso chapa ou babyliss
(AcquaFlora - desfrizante e protetor térmico);



- Uso shampoo sem sal e procuro sempre o adequado para o meu cabelo;
(Vizcaya - pós escova progressiva)


- Faço hidratação uma vez por semana com gema de ovo e máscara comum (uso a gama Gliss da Schwarzkopf);



E é isso minhas princesas! Demorei muito para descobrir como manter o meu cabelo bonito e saudável, mas  descobri =D

E vocês? Têm algum produt(inho) "mara" para indicar?

XO


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page