3.3.13

Life of Pi - Crítica

Ontem não podia ir deitar-me com uma sensação de maior liberdade e com um sorriso maior no rosto do que fui... Life of Pi é um filme estonteante e libertador que merece, e deve, ser visto por todos os seres humanos do planeta (não estou a exagerar) =D Para mim, a melhor obra de Ang Lee até ao momento.



Sinopse:
A história de "Life os Pi" é narrada por Pi Patel (Irrfan Khan versão adulta)! Pi Patel era um menino indiano diferente daqueles que lhe rodeavam. Dotado de uma absurda inteligência e curiosidade por tudo o que ninguém se interessa, Pi resolve ser adepto de todas as religiões da face da terra! Quando atinge a adolescência, a familia de Pi (Suraj Sharma interpreta o Pi adolescente) resolve mudar o jardim zoológico que administra na Índia, para o Canadá, à procura da bendita melhor qualidade de vida; mas o navio onde eles viajam enfrenta uma enorme tempestade e acaba por naufragar. Todos os passageiros do navio morrem, a excepção de Pi, um tigre de benguela, que se dá pelo nome de Richard Parker, um hiena irritante, um zebra de pata partida e uma espécie de macaco pachorrento! Agora imaginem este animais e um adolescente assustado dentro de um bote salva-vidas? Pois é... este é o encantamento de "Life of Pi".


Lembram-se do comovente filme "Slumdog Millionaire"? Pois é, enquanto vislumbrava este Life of Pi, não consegui deixar de pensar no menino/adolescente querido do "Slumdog". Este é mais um filme indiano que nos fustiga o coração e quase nos faz derramar aquela lágrima de felicidade e paz interior no final!
Ang Lee consegue surpreender-nos com um excelente trabalho quando, espremendo cada gota desta história tão simples, o torna num vencedor de 4 prêmios em 2013! À partida, uma narrativa que se passa quase inteiramente no meio do pacifico e que enquadra apenas 2 personagens, e uma delas muda (tigre), tinha tudo para ser massador no entanto, Ang Lee arrisca e consegue um resultado maravilhoso!


Passando-se este filme na Índia, escusado será dizer que cada detalhe visual do filme é de cortar o fôlego, uma espécie de lugar mágico que nos desperta a vontade de mergulhar no ecrã e participar no filme como uma personagem!


Há muita coisa a retirar desta obra, desde o respeito que deve haver pela condição animal à forma como a imaginação, a fé e a crença pode salvar a vida de uma pessoa nos momentos mais delicados. É um filme com uma mensagem oculta muito forte, e que se aproveita de metáforas e do poder da imaginação para alcançar lições de vida ainda mais poderosas. 



Para quem ainda não viu, não percam!
(podes baixar o filme aqui - via utorrent)

Classificação: 4* em 5

Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page