14.5.13

Tráfico sexual

E como ontem foi o dia de abolição à escravatura, e como o tráfico de mulheres é SIM um tipo de escravatura, resolvi partilhar com vocês a genial campanha da ONG "End It".

A mostrar que a escravidão não é algo do passado é importante registrar que, hoje em dia, temos mais escravos pelo mundo do que antigamente. Desta forma, os criativos apelaram por uma “mídia” surpreendente: um caminhão com laterias transparentes. Como se pode atingir um público que apesar de já saber do problema, o ignora? “Simples”. Vá de encontro até onde a confortável visão desta audiência se encontra e, sem delongas, escancare o problema de uma só vez.
Caminhando na rua, conversando com amigos, indo ao cinema com a namorada ou estressado por estar preso no trânsito, o público não teve escolha: o caminhão impressionou todos aqueles que cruzaram com a verdadeira jaula humana – em Atlanta, nos EUA;



A ação, de uma forma escancarada, trás à tona uma verdade que insistimos em ignorar. No fim do filme, o provocativo questionamento que fecha a imagem me fez pensar em uma questão interessante: porque é que, apesar de já sabermos que isso ocorre,  deixamos isso se repetir? Partindo do princípio que sabemos, mas não queremos enxergar, se tudo isso fosse visível, será que a gente realmente faria alguma coisa? 



Apesar de o Brasil já ser mundialmente conhecido como um quintal da prostituição, muito em breve estará sediando um dos maiores eventos desportivos do mundo – e para o mundo. Apesar de muita gente nem pensar nisso, os eventos desportivos estão intimamente relacionados com o tráfico de mulheres (e homens) precisamente por toda a adrenalina experimentada nessas ocasiões, e essa é precisamente a mensagem da campanha.

De entre muitos problemas que estão em debate para o mundial 2014, aqui no Brasil, como "Terá o aeroporto condições para receber tanta gente?", "E os transportes públicos?", "Como se irá controlar a criminalidade?", "E como manter a pacificidade nas favelas?", ainda ninguém abordou a questão "Escravidão sexual"... Porquê?

XO
*Nazaré*

Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page