6.5.13

Exercícios Físicos - O que comer?

O estilo de vida e alimentação saudável tornou-se uma febre nestes últimos tempos. Além de manter a forma física, o bem estar psicológico e a sua saúde vão beneficiar... Não falo em dietas loucas, nada disso, mas sim evitar certos alimentos e fugir do sofá...

Muitas meninas decidiram mudar a sua rotina, e muito bem, e resolveram montar o seu pequeno ginásio em casa. O que muitas pessoas não sabem, é que mesmo para fazer o exercício é necessário um plano alimentar... 


Quando eu comecei o meu exercício, eu ficava meio perdida em relação ao que comer e se deveria comer. Aí, antes de eu começar toda esta brincadeira, resolvi procurar muito bem sobre o assunto e dei uma boa pesquisada por vários sites de desporto, saúde e beleza e descobri uma monte de coisas "legais", lógicas mas que eu não fazia nem ideia.

Regra geral: nunca faça exercícios físicos sem ter se alimentado antes (aí está um erro que eu cometia)! Você precisa ingerir alimentos cerca de 1 a 2 horas antes da atividade. Ficar sem se alimentar só vai fazer com que seu corpo utilize seu músculo como fonte de energia.

Mas então... O que comer antes e depois do exercício?


Antes do treino, o pensamento é garantir ENERGIA. Então é necessário ingerir fontes de carboidratos, que também irão contribuir para evitar a perda muscular. Ideais para pré-treino: mingau de aveia, batata doce, frutas acompanhadas de fibras ou oleaginosas, pães integrais com pasta de gergelim ou de grão de bico, sanduíche de atum, panqueca de banana com aveia, shake de frutas com fibras (linhaça dourada, chia, aveia, quinoa ou amaranto) e omelete de claras com fibras. Evite: leite e derivados. São alimentos de difícil digestão e poderão atrapalhar o seu desenvolvimento e resultado nos exercícios. Queijos magros, o queijo cottage e o iogurte grego, muito consumido pela quantidade de proteína, definitivamente não são uma boa opção para antes do exercício.

No pós-treino vai ser essencial para a RECUPERAÇÃO. Imediatamente após o exercício você precisará ingerir proteínas e carboidratos para recuperação dos tecidos e para evitar a perda muscular. Boas opções: um shake protéico com frutas (você pode usar um suplemento como o Whey Protein ou usar claras pasteurizadas), um iogurte grego com granola ou uma salada de frutas com quinoa. Uma hora depois você deve fazer ainda uma refeição leve e completa, que contenha carboidratos e proteínas, como uma salada bem colorida acompanhada de um filé de peixe, uma omelete com claras e atum ou um tabule de quinoa acompanhado de salada e queijo branco. Quem é fã da culinária japonesa pode optar por peças de sashimi acompanhadas de salada de pepino japonês e gengibre.

Quem pratica atividade física deve ainda preocupar-se com a ingestão de líquidos. Antes do exercício é necessária a ingestão de no mínimo 300ml de água para não iniciar a atividade desidratado. Se você costuma fazer corrida ou ginástica e depois ainda faz musculação, deve ingerir um isotônico entre as atividades para repor líquidos e eletrólitos. Frutas secas também são uma boa opção para esse intervalo de treino ou para durante uma corrida intensa.

E que tal meninas...? Prontas...? =D

XO
*Nazaré*
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page