29.7.13

Moda virou desmoda?

Hoje li uma matéria super bacana da Juliana Scchneider, na sua coluna do jornal "O Nacional" (matéria completa aqui), que me fez pensar em que ponto estamos no que toca a moda. Durante muito tempo a moda foi entendida como glamour e como algo que só algumas pessoas tinham acesso, certo? Por exemplo, tal como a Juliana falou hoje em dia nenhuma mulher usa mais os vestidos de gala nem em casamento, nem festas de formatura, etc... Isso virou coisa de "Red Carpet". Mas será só isso mesmo?

No ambiente em que estou inserida, USP (Universidade de São Paulo) ninguém se preocupa com a imagem. Um dia de inspiração dá lugar a uma camisa com uma sapatilha, ao invés do comum tênis com moletom. E não, ninguém me convence de que esse "modelito" academia está em alta! NÃO ESTÁ.

Claro que nem todo o mundo tem que sair agora de casa usando vestido e salto alto, claro que não, mas seria bom uma pequena diferença entre homem e mulher, ? Seria bom algum femininismo desfilando pelas ruas! Seria bom sair de casa e encontrar gente bonita usando roupa bonita! Não?

Mas pior de tudo isto, é que quem habitualmente gosta de se arrumar (como eu) acaba se intimidando em usar certas peças, com medo de ser encarada de fútil ou passar o dia escutando comentários do tipo "nossa... você vai para alguma festa hoje?" (como já me aconteceu imensas vezes), só por que está usando um vestidinho de algodão básico. Se eu coloco um baton então aí não sou nada mais do que "patricinha", quando estou conversando com alguém a pessoa fica focada nos meus lábios; imagino que nem está ouvindo o que eu estou falando, apenas "minhocando" o porquê dos meus lábios coloridos.

Esta é apenas uma pequena reflexão do porquê e de quando todo este preconceito, começou? Alguém sabe?

Vocês já passaram, ou passam, pelos mesmo estereótipos?

XO
*Nazaré*
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page