27.7.13

Renovando guarda roupa - O ínicio

Eu nunca fui de fazer muitas compras, na verdade sempre detestei passear pelos shoppings, fato que levou ao meu guarda roupa de hoje, limitado! Até agora a minha vida sempre passou por altos e baixos financeiros. Enquanto estudava o dinheiro não chegava para nada, depois de terminar a faculdade comecei a trabalhar, e com o orçamento mais alargado, consegui fazer a minha primeira repaginada. Depois viajei aqui para o Brasil, mudei de casa e todo o dinheiro que ganhava foi canalizado para decoração e compra de móveis. Hoje, com a "casa em ordem", consegui alguma "folga" para iniciar mais uma mudança de closet.


Apesar de nunca ter encarado estas mudanças de estilo como prioridade, elas são imprescindíveis para mim. Não se trata de futilidade mas sim de uma afirmação de personalidade. É obvio que quando era adolescente, ou estudante de faculdade não sentia a necessidade de me vestir como hoje, fase em que me preparo para encarar o mundo profissional. Então, é óbvio que estas mudanças são necessárias. Por isso mesmo, resolvi traçar uma meta a cumprir até ao final do ano - renovar o closet.

A excepção de algumas pessoas (de conta bancária "gorda") estas viradas não são possíveis de um dia para o outro. Este post é para isto mesmo - ajudar-vos a mudarem o vosso guarda roupa sem muito esforço financeiro...=D São dicas básicas e graduais consoante necessidades. Vou dividir a temática em vários posts para não ficar longo demais (e mesmo assim olha lá...=D) Espero que sejam úteis! Vamos lá:

1 dica:

- Guarda um dia para organizar o teu guarda-roupa. Muitas vezes vamos atolando peças de uma forma que esquecemos até do que temos. Separa as roupas que já não vais usar daquelas que ainda podem ser enquadradas no estilo que queres adotar;

2 dica:

- Pega num papel e caneta e anota todas as peças que vais precisar para compor o teu closet. Depois de tudo anotado, o que precisa e os desejos (=D), coloque a lista em ordem. Os imprescindíveis e básicos primeiro e depois os extras. Por exemplo: se notares que não tens nenhuma camisa branca, ou a que tem está velha, esta deverá ser a tua primeira compra (ver versatilidade de camisa branca aqui). Ou se no caso, te faltarem umas calças de ganga escuras de corte reto, esta peça ficará no topo.

Aqui entram algumas dicas de peças obrigatórias no seu closet (independente do estilo), além da camisa branca:

- "Pretinho básico": pode ser usado de dia ou de noite, com tênis ou scarpin. Opta por um nem muito decotado nem muito curto, pois desta forma conseguirás usá-lo em qualquer ambiente. Vê seis boas opções (clássicos que nunca passaram de moda):


- Trench Coat: um modelo básico que pode ser usado com qualquer peça. Ideal para dias de chuva ou de tempo indeciso. No inverno rigoroso cai bem sobre um tricot de lã e no Verão protege o corpo das variações de temperatura em diferentes ambientes, rua e trabalho com ar condicionado (já que o tecido é fino); Opta pelo tom clássico de caqui!


- Calça de Alfaiataria: Esta é talvez uma das peças que as pessoas mais negligenciem. Mas atenção, esta calça é ideal em todos os aspetos: confortável, elegante, clássica, ideal para ocasião mais formal (entrevista de emprego, um congresso, trabalho) mas uma ótima companheira para quem gosta de arrojar nos estilos e combinar clássico com despojado. Vê:


- Straight skirt: qualquer mulher é obrigada a ter uma destas no seu closet. Tal como a calça de alfaiataria ela permite montar vários looks e combinações, tanto clássicas como descolados. O tamanho depende da idade e do gosto da pessoa. Vejam exemplos:


- Blazer: Nenhuma peça completa tão bem um look como um blazer, concordam? Seja com short jeans ou com umas "tailored", o blazer sempre dá um toque "arrumadinho" a qualquer visual. Existem duas cores básicas de blazer, o preto e o branco, no entanto, opta pelo preto nesta fase inicial de renovação e deixa o branco lá mais para a frente.


- Suéter: Simples e clássica mas que pode ajudar em milhões de combinações. Por cima de um vestido (este vira uma saia), por cima de uma blusa branca, combinada com calça, saia ou ainda no ombros para dar um charme. Se não podes comprar mais do que uma, opta por cores contrastantes com o restante teu guarda roupa. Por exemplo: uma suéter amarela, combina com uma saia preta, as calças de ganga escuras, com o trench coat, com o blazer preto... E por aí vai... Desta forma conseguirás mais combinações.


- Blusa/top básica: precisas de pelo menos uma desta no teu closet. Opta por lisa, de uma só cor, e de algodão. O algodão combina com todo o tipo de tecido, então será simples de combinares com o restante guarda-roupa. Como são baratas, compra de várias cores e modelos (se possível). São ideais para combinar com acessórios diferentes e por isso possibilita criar vários looks (lenços, colares, etc...). Larga, justaa, regata ou tee... Usa e abusa... Nunca são de mais!


Bom meninas, por hoje ficamos por aqui... Mas não percas os próximos episódios ok? =D Ainda tem acessórios, sapatos e planos financeiros... 

Tens alguma dica extra? Comenta aqui...=D

XO
*Nazaré*
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Nazaré, amei o post!
    Achei bem condizente com a realidade de muitas garotas/mulheres que não dispões de tanto dinheiro para
    renovar o guarda roupa de um dia para o outro, muito legal a iniciativa.
    Abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Querida... Que bom que você curtiu...=D Na verdade este "Renovando o Guarda roupa" tem vários posts... Se você não viu, dá uma conferida: tem um monte de dica legal...=D Beijão e obrigada pelo carinho*** Nazaré***

      Eliminar
  2. Adorei seu post, muito criativo, sabendo quais são as peças certas é possível ter um bom guarda roupa sem muito dinheiro pra gastar. Vou procurar os outros para ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi querida... Que bom que você curtiu... Se este post foi útil para você leia os restantes, com certeza você vai amar... Procure no separador Fashion Tips, está tudo por lá...=D Beijão e continue passando por aqui=D XO *Nazaré*

      Eliminar

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page