9.1.14

Alimentos Poderosos - Acerola


O post que fiz à bastante tempo sobre a Banana da Terra tem sido tão procurado (pode rever aqui) que resolvi continuar apresentando para vocês alguns alimentos que podem fazer muita diferença na sua dieta. Nasce então a rubrica "Alimentos Poderosos".

E hoje venho falar-vos da acerola, também conhecida como cereja-das-Antilhas por ser originária das Antilhas, América Central e América do sul.

Uma acerola pesa, em média, 20 – 40 gramas, mas não se deixe enganar por seu tamanho e peso, pois os benefícios que este pequeno fruto pode oferecer à saúde são incríveis.



VALOR NUTRICIONAL:

A acerola esconde, em seus 40 gramas de massa suculenta, inúmeros nutrientes. Além de flavonoides, vitaminas A, B1 e B6 ela também apresenta minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Outro famoso componente da acerola é o carotenoide, substância responsável pela cor vermelha da fruta, que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células.

Mas seus componentes benéficos não param por aí. A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C. Algumas variedades desta fruta alcançam até 5.000 ml de vitamina C por 100 g de polpa. Em resumo, consumir 3 a 4 frutinhas destas pode suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto.

A acerola possui, ainda, mais vitamina A do que a laranja. Esta vitamina é responsável por prevenir doenças como a cegueira noturna. Neste sentido, enquanto a laranja nos oferece 20 microgramas dessa vitamina a acerola surge como a campeã em teores, apresentando 76 microgramas.


BENEFÍCIOS:

- Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a acerola apresenta propriedades antioxidantes além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.

- Também combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.

- Devido a sua riqueza em minerais a acerola é um bom remineralizante, sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças como o câncer e cardíacas.


Também é indicada para auxiliar no tratamento de:

- Hemorragias
- Dores musculares
- Reumatismo
- Anemia
- Dietas para pessoas em recuperação de desgastes físicos ou desnutridas
- Infecções no fígado, vesícula biliar e de pulmão
- Absorção de ferro.
- Equilíbrio dos hormônios sexuais
- Cicatrização
- Gripe, resfriado e alergia
- Bronquite
- Diabete
- Hipertiroidismo
- Hemorragia

COMO CONSUMIR:

A melhor forma de consumir acerola, além de comer as bagas ao natural, é em suco.


Bata, no liquidificador, 200g da fruta com 250ml de água e adoce a gosto. Como as sementinhas são amargas, antes e beber passe no filtro... Não esqueça que o suco precisa ser consumido na hora, caso contrário perderá as suas propriedades.

Eu amo tomar o suquinho logo pela manhã. Além de super fresco, o suco vai dar-lhe energia para encarar o dia cheio de boa disposição...=D

E você, conhecia todos este benefícios da acerola?

XO
*Nazaré*


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