16.1.14

"Blogar" - Organizando seu tempo


Além dos meus amigos e familiares, várias leitoras têm dificuldade em perceber como eu organizo o meu tempo, e consigo fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Recebo várias mensagens privadas de leitoras pedindo dicas de como organizar a agenda e optimizar o tempo e assim rentabilizar as 24 horas de cada dia. Assim, resolvi resolver o problema e fazer um post aqui no blog, e ajudar outras meninas (ou meninos) que estejam com dificuldades em fazê-lo.

Para quem segue o blog à pouco tempo, e ainda não saiba tanto assim sobre mim, aqui ficam as tarefas que fazem parte da minha rotina diária:

- Pós-graduação em Geologia na Universidade de São Paulo;
- Gerente da loja online "Imbróglius Store";
- Blogueira;
- Dona de casa (pois é, não tenho empregada não..kkkk);

Então, aqui ficam algumas dicas para quem está começando agora a sentir o peso de ser blogueira e está tendo dificuldade em organizar o tempo...=D


Agende suas tarefas

Para você garantir que está usando o seu tempo da melhor forma possível, e conseguir responder a todas as tarefas a que se propôs, é importante que você se "agende". Ou seja... É OBRIGATÓRIO você ter uma agenda de tarefas.


Existem várias formas de você faze-lo. Vê só:

1) Lista de prioridades: este é funcional e prático, mas pode ser perigoso. Por exemplo, para mim, o meu doutorado está na minha lista de prioridades, depois a loja e depois o blog (vou deixar de fora as tarefas domésticas, ok?); esta lista pode ir jogando as postagens no blog para o fundo, e assim terminam maioria dos blogs - no esquecimento. Se você quer realmente dedicar-se e manter o seu blog no ar, precisa encará-lo como uma tarefa obrigatória e necessária. Talvez este método seja ideal para quem não esteja tão sobrecarregada assim como eu estou;

2) Um dia para cada tarefa: este é bem comum entre as blogueiras e eu mesma já usei e continuo usando em algumas fases do ano (que são mais complicadas no "serviço"). Por exemplo, aos finais de semana (sábado e domingo) você faz postagens para toda a semana, agendado as publicações no seu blog, assim você ficará livre durante a semana para a sua ocupação principal, e no final do dia você pode responder a comentários de forma descontraída e sem pressão, enquanto assiste à novela...kkkk

3) Manhã/Tarde/Noite: este é o que eu adoto atualmente, porque a fase mais descontraída assim o permite. A manhã eu ocupo tomando conta das encomendas na loja, de tarde eu trabalho no meu doutorado e de noite eu faço as postagens para o dia seguinte. Este método exige um horário de trabalho mais liberal, como é o meu caso (que não tenho horário fixo), mas se não é o seu caso, talvez o método 2 seja o mais indicado para você...=D


Carregue o seu Caderninho de Notas

Este é o caderninho que acompanha qualquer blogueira, podem ter certeza...=D Muitas vezes você acaba tendo ideias e inspirações de post para o seu blog em lugares e momentos inusitados, aí você vai poder anotar as ideias e fazer a postagem em uma outra altura, ou nesse mesmo dia, ou ir guardando essas ideias para dias de pouca inspiração...=D



A rua é uma total inspiração

Tem dias que a gente não consegue pensar e fica na frente do computador olhando sites, blogs, revistas, tentando se inspirar e nenhuma postagem surge. Quando assim for não adianta você tentar fazer qualquer "porcaria" só para "calar" suas leitoras. É importante você manter o nível das suas postagens para manter as suas leitoras satisfeitas e felizes absorver tudo o que as suas postagens tragam! Pegue no seu computador, ou caderno, vá tomar um café em algum lugar tranquilo, aconchegante e comece a pensar... Por vezes a mudança de cenário pode fazer acender a sua lâmpada inspiradora...=D



Outra dica é você aproveitar esses dias para produzir algo na rua! Fazer vlogs, aproveite para visitar aquela pastelaria, restaurante ou loja que você queria, leve sua máquina fotográfica, e faça uma postagem em formato reportagem...=D



Faça com amor

Quando você iniciou a sua peregrinação pelo mundo blogger, certamente foi por paixão, né? Por paixão ao mundo fashion, à tecnologia, ao cinema, decoração, culinária, ou qualquer que seja o tema do seu blog, você precisa garantir que essa chama se mantenha acesa...=D

Faça um cantinho só seu, agradável, colorido e inspirador! Assim você vai garantir o prazer na hora de escrever e se dedicar ao seu blog.



Curtiu as dicas?

Tem mais algum truquezinho para partilhar com a gente?

XO
*Nazaré*




Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. ótimas dicas, ser blogueira não é fácil quando se tem outros afazeres, temos que dividir o tempo
    nacaoesmaltada.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é querida! Eu tive imensa dificuldade em organizar o meu tempo no início, e quase desisti do blog, viu? Depois fui aprendendo, ajustando meus horários, e hoje tenho tempo até para assistir minha novela descansada...ahahhahahah.... Ah... Para quando um "encontrinho" da Nação Esmaltada aqui em Sampa... Quero muito participar...=D Beijão***

      Eliminar

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page