12.3.14

Saúde e Bem Estar - GENGIBRE

Hoje venho falar-vos de mais um super alimento que na maioria das vezes é desconsiderado, muito pela sua aparência estranha, pelo seu gosto picante e, na maioria das vezes, por desconhecimento... Mas e se eu vos disser que o gengibre tem propriedades emagrecedoras.. Aí peguei sua atenção né?...=D

Vamos então conhecer melhor este alimento...


Ao contrário do que muitos pensam, o gengibre não é um raiz, mas sim uma espécie de tubérculo, tal como a batata.
Como planta medicinal, o gengibre é uma das especiarias mais antigas no mundo e o seu potencial é mais do que comprovado, tanto que a indústria farmacêutica tem aproveitado, e bem o seu potencial.

Mas vamos conhecer melhor todos os benefícios?


Sistema respiratório:

Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório, melhorando a respiração em casos de congestionamento nasal, auxiliando no combate de gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, rouquidão e bronquites.

Como chá ou simplesmente mastigue uma pequena porção de gengibre (tamanho de uma balinha). No mercado já existem balas prontas de gengibre, o que acaba sendo bem prático e funcional...=D



Antiflamatório:

O gengibre também tem ação anti-inflamatória, sendo eficaz nas desordens reumáticas e artríticas.

Faça uma compressa das raízes cozidas, ou simplesmente molhe as compressas em chá de gengibre e coloque na zona inflamada. Segundo relatos, é maravilhosa para dores reumáticas, do nervo ciático e até nevralgias; Você pode ainda comprar óleo de gengibre (você consegue encontrar fácil em farmácias) e passar na área afetada pela dor.



Sistema digestivo:

Os benefícios do gengibre quanto ao sistema digestivo estão ligados ao auxilio da digestão e aqui entra em jogo o seu potencial dietético. Ele é diurético e termogênico, o que significa que é um ótimo, fantástico, maravilhoso aliado na queima de gordura. Com isso, você fica prevenida da celulite e gorduras localizadas. Você queima calorias mesmo sentada e  por isso ele é o melhor amigo das mulheres, nas suas dietas.

Faça chá com, ou sem, limão, quente ou gelado. Coloque uma rodelinha de gengibre (5cm) na sua garrafinha de água e vá tomando durante o dia. Junte o gengibre aos seus sucos e batidos, e até as suas sopas.

 

ATENÇÃO: se você tem úlceras ou gastrite, deve evitar o consumo em quantidades muito concentradas. Assim, faça o seu chá mais leve, coloque menos gengibre na suas garrafinha de água e por ai vai...


Contra-Indicações:

- O gengibre tem propriedade anti-coagulante, então, se você toma aspirina com frequência ou seu sangue é naturalmente bem "fino", evite o gengibre. Por outro lado, como o gengibre é termogênico, aumenta o seu metabolismo e consequentemente o ritmo cardíaco, evite o seu consumo caso você sofra de algum tipo de arritmia ou seja naturalmente ansioso.

- Pela presença de terpenos, um óleo, deve-se lavar as mãos após o manuseio e evitar exposição solar para não manchar a pele, assim como o limão.


Você conhecia todos esses benefícios?

Eu já juntei o gengibre à minha dieta (a garrafinha de água com a rodela de gengibre é maravilha)...

Experimente e depois vem contar aqui...=D


XO
*Nazaré*



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