24.10.14

Bagunça na Cozinha - Massa Fresca Talharim

Depois de quase um mês com o blog em "stand by" volto com uma receitinha bem fácil e gostosa para vocês... Eu sempre achei que fazer massa fresca era algo bem complicado e trabalhoso. Mas na quarta-feira enchi-me de coragem e botei, literalmente, a mão na massa....kkkkk.... O resultado foi aprovado, amado e exigiu promessa de repetição... Hoje partilho com vocês esta pequena maravilha.


Ingredientes:
- 400gr de farinha tipo 55 (sem fermento)
- 4 ovos
- 1 c/chá de sal
- 1 c/sopa de Azeite virgem

Preparação:

Em uma bancada limpa deite a farinha, junte o sal e abra uma cavidade no centro. Vá juntando um ovo de cada vez e misturando muito bem a massa. Junte o azeite antes de colocar o último ovo. Misture a massa e se necessário acrescente um pouco mais de farinha. Sove a massa durante, aproximadamente 10 minutos, embrulhe em película aderente (plástico filme) e deixe repousar por meia hora.

Passado o tempo de repouso, se você não tiver a "maquininha" de esticar e cortar a massa, não se preocupe que o jantar ainda vai sair...kkkk... Divida a massa em 4 porções estique com o rolo da massa até a massa ficar bem fina (aproximadamente 1mm). Conforme você vai esticando, tente dar a forma rectangular à massa, por forma a que ela fique mais comprida (uma relação de 3 para 1). Quando atingir a espessura necessária, enrole (como uma espécie de cobra) e corte com a largura desejada (eu fiz aproximadamente 7mm) (ver foto abaixo)... Desenrole as porções cortadas e pendure, pode improvisar um pequeno estendal para ela, e deixe secar por 30min.

(Eu não tirei foto desse processo, então repasso a foto do blog
"Colher de Pau e Salto Alto" para elucidar a explicação....kkk)

Aqui está o meu resultado depois de cortada, pendurada, seca e o ninho de talharim em minha mão...=D

Em uma panela grande ponha a ferver água temperada com sal. Pegue agora em 5 fios e enrole em formato de ninho. Assim que a água levantar fervura deite os ninhos na água e deixe ferver entre 3 a 4 minutos (dependendo se quer a massa pouco ou muito cozida).



Acompanhei a massa com um molho de tomate e mangericão e queijo emmental. Ficou uma delicia e virei fã desta receita. Acho que os pratos de massa cá em casa vão começar a ser desse tipo, viu...?

Quem ficou com água na boca desse lado?
=D

XO
*Nazaré*


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ai que delícia! :)
    Beijinho*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Obrigada pela referência!
    Beijinhos
    Vânia Baptista
    (Colher de Pau e Salto Alto)

    ResponderEliminar

Comenta aí que eu vou amar saber que você está desse lado...=D

Fan Page